Nunca grelhe a carne, a menos que você leia isso antes...

O problema com carnes grelhadas e formação de ACS, como neutralizar agentes cancerígenos e tornar a carne mais saudável

por Mike Geary - Especialista em Nutrição Certificado
Autor dos best sellers: 101 Alimentos Antienvelhecimento e Cozinha Queima Gordura


Carne Grelhada

A maioria das pessoas não está ciente de que quando você cozinha a carne (grelhada, assada ou dourada), existem compostos cancerígenos que podem se formar (aminas heterocíclicas) chamadas de ACS. Agora, não entre em pânico, você ingere vários agentes cancerígenos o tempo todo, mesmo em alguns vegetais. Você sempre pode se proteger com mais antioxidantes.

Atenção: Quando você cozinha a carne com água ao invés de grelhar, dourar ou queimar, você eliminará a ACS. Assim, por exemplo, carnes cozidas em uma sopa ou carnes cozidas em uma panela de barro não terão o problema com a ACS cancerígena, já que é uma maneira mais saudável de cozinhar a carne.

Mas vamos encarar, carnes grelhadas tem um gosto incrível e não há nenhuma maneira de eu desistir de comer meus bifes grelhados de carne alimentada com pasto, ou os meus hambúrgueres de carne alimentada naturalmente!

Por isso é importante saber que existe uma maneira de você usar especiarias para equilibrar e também para reduzir drasticamente as substâncias cancerígenas formadas quando você grelha a carne.

Se você for fazer carnes grelhadas, tempere as carnes com horas de antecedência com misturas líquidas que contenham alecrim e outras ervas, temperos podem ajudar a reduzir drasticamente as aminas heterocíclicas, ACS. Compostos estes que são cancerígenos e podem se formar quando as carnes são grelhadas. Então, usar alecrim, tomilho, alho, orégano e outras especiarias ao temperar a carne antes de grelhar reduzirá drasticamente quaisquer substâncias cancerígenas que normalmente se formam na carne grelhada.

Os antioxidantes presentes no alecrim e tomilho foram especificamente citados em estudos por serem potentes inibidores de formação de ACS ao grelhar carnes. Mas também foi observado que outras especiarias como alho, orégano e outros podem ajudar a prevenir a formação de ACS, bem, então eu sugiro usar uma variedade que eu gosto!

Mais um ponto importante sobre grelhar a carne:

Carne Grelhada

Lembre-se que quanto mais bem grelhada a carne estiver, maior será a concentração de ACS cancerígenas que poderão se formar, então pouco grelhada e “mal passada” são escolhas mais saudáveis que bem passada. Eu nunca entendi por que alguém iria querer arruinar um bom bife, queimando-o no fogo de qualquer maneira. Mas olhe, se você é uma daquelas pessoas que gosta de seus bifes “bem passados” ou bem grelhados, basta lembrar que você estará comendo muito mais substâncias cancerígenas que num bife menos grelhado, por isso certifique-se de usar seus antioxidantes (especiarias, chás e frutas) para ajudar a combater os agentes cancerígenos.

Faça sua refeição de churrasco com um copo de chá gelado sem açúcar (rico em antioxidantes) e também uma boa salada com porções de vegetais crus que fornecerá os antioxidantes necessários para neutralizar o efeito de ACS em seu corpo devido ao consumo da carne grelhada.

Falando nisso, mesmo a carbonização de legumes na grelha cria diferentes substâncias cancerígenas, como a acrilamida, por isso não acho que o efeito negativo da carbonização só se aplique às carnes.

Ei, todos nós amamos um grande churrasco, por isso não há necessidade de não comê-lo só por causa da ACS ou acrilamida, mas pelo menos agora você sabe como neutralizar os efeitos delas em seu corpo para se proteger e também como usar especiarias para reduzir drasticamente a formação de ACS em carnes grelhadas!

Por último, lembre-se que você pode usar superalimentos, tais como especiarias, ervas, frutas, legumes e até mesmo alguns superalimentos de origem animal para lutar contra o desenvolvimento de câncer, reduzir a pressão arterial, prevenir o diabetes, prevenir doenças cardíacas e até para aumentar o seu metabolismo e conseguir uma barriga lisinha. Saiba deles na próxima página.

Vá para a próxima página para ver os poderosos remédios naturais para a:


  • Redução da pressão arterial alta
  • Controlar ou reverter o diabetes tipo 2
  • Impulsionar o seu metabolismo lento
  • Acabar com o excesso de gordura corporal
  • Melhorar a saúde do cérebro e da memória
  • Retardar o envelhecimento da sua pele, articulações e órgãos
  • Curar seus problemas de digestão

Próxima Página

101 Alimentos Antienvelhecimento   Autores   Afiliados   Contato

© 2014 - 2018 101Alimentos.com.br - Programa 101 Alimentos Antienvelhecimento por Mike Geary e Catherine Ebeling

Nós levamos sua privacidade a sério, ao acessar você concorda com nossos termos e condições e política de privacidade.
Você pode ler nossas informações sobre isenções aqui.